downloadBrasília, 09 de dezembro – Estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental do Centro Educacional 104, no Recanto das Emas, participaram de um concurso de redação organizado pelo Grupo de Educação Fiscal (GEF) em parceria com o Observatório Social de Brasília.

O desenvolvimento do projeto foi possível graças às parcerias firmadas com a escola e a sensibilização dos professores junto ao programa de Educação Fiscal, como explica Elcimar Rodigues, membro do GEF. “Oferecemos cursos à distância para os professores. O objetivo foi o incentivo aos alunos sobre o bom uso do dinheiro público”, explicou a servidora.

O evento de premiação para os três melhores textos e a entrega dos certificados de participação aconteceu na manhã desta sexta-feira (05/12), durante a Feira da Consciência Negra, na escola.

Com o tema “Cada brasileiro pode se tornar uma área livre de corrupção!”, o grupo incentivou a reflexão sobre a importância de se pagar impostos e cobrar dos governantes o bom uso e a gestão adequada do dinheiro público.

“É muito importante você sensibilizar a juventude na vida social para que eles aprendam desde cedo para eles fazerem valer seus direitos. Com o tema, queremos mostrar como é importante monitorar e acompanhar a gestão pública”, explica Antônio Torres, do Observatório Social de Brasília.

A vencedora do concurso, Lorrana da Costa, 15 anos, conta que o incentivo para participar veio do professor de literatura. “Quando soube do tema, achei bacana e resolvi participar, fiz um texto com o que tenho visto sobre cidadania e os problemas de corrupção do país”, afirma.

Os vencedores foram premiados com um herdfone, para o terceiro colocado, um celular para o segundo e um tablet para o primeiro.