MINC-DSC02528Brasília, 28 de maio – A faculdade Promove Icesp recebeu a aula inaugural do projeto “Universidade Cidadã”, que deve culminar na criação dos Núcleos de Apoios Fiscais (NAF) em vários centros universitários do DF. Os encontros farão dos professores e estudantes disseminadores da cidadania fiscal.

Com a iniciativa, a Secretaria de Fazenda do Distrito Federal (SEF/DF) pretende levar ao contribuinte a Educação Fiscal e conhecimentos da dinâmica socioeconômica dos tributos. “O projeto quer dotar o cidadão de conhecimento fiscal para acompanhar as aplicações do orçamento público”, destaca o chefe da Unidade de Desenvolvimento Institucional da SEF, Jorge Ernani Santos.

Com a criação dos NAF’s, a SEF pretende oferecer aos contribuintes informações sobre tributos, impostos e esclarecimentos sobre as ações realizadas pelo Fisco. “Os cidadãos devem saber da importância social dos tributos, como único financiador do Estado”, declara a gerente substituta do Programa Nacional de Educação Fiscal, da Escola de Administração Fazendária – ESAF, Fabiana Feijó.

Oportunidade

Inicialmente, o programa de Educação Fiscal do DF vai atender estudantes dos cursos de Contabilidade e Administração, já que, segundo o técnico de gestão fazendária Antônio Magno Paiva, são os que têm mais contato com as questões tributárias com a SEF. “O projeto faz com que os alunos coloquem em prática o que eles aprendem nas faculdades e, posteriormente, repliquem à população como um todo por meio dos NAF’s”, comenta.

“O projeto é muito rico e vai culminar em algo maior. A partir deste encontro, vamos trabalhar uma série de outras ações e fazer com que os estudantes obtenham prática naquilo que eles aprendem em sala de aula. É uma parceria rica.”, comenta a reitora da faculdade Icesp, Ana Angélica Gonçalves.

Apoio da categoria

A ação elaborada pelo grupo de Educação Fiscal da Fazenda, constituído por servidores das secretarias de Fazenda e de Educação, recebeu o apoio do Conselho Regional de Contabilidade. De acordo com a presidente da instituição, Sandra Maria Batista, o projeto vai além de deixar o cidadão mais consciente. “Gostei da proposta. Levar para os acadêmicos essa formação deixa o futuro profissional mais rico”, finaliza.

Próximo encontro

Na próxima quarta-feira (28/05), o projeto “Universidade Cidadã” desembarca no Centro Universitário UDF, a partir das 19h.