“Tema deste ano convergiu com as atividades dos auditores fiscais de todo o país”, comenta presidente Rubens Roriz, sobre 6º Congresso Luso-Brasileiro
Entre os dias 12 e 15 junho, a caravana de 21 pessoas, ao todo, da Associação dos Auditores Tributários do DF(AAFIT) e do Sindicato dos Auditores da Receita do Distrito Federal (Sindifisco-DF) puderam participar de debates sobre Reforma Tributária e PEC 110/2019, políticas públicas e privilégios privados no contexto do congelamento dos gastos, Administração Tributária como promotora do desenvolvimento social, crise do federalismo no Brasil, além de outros temas, no 6º Congresso Luso-Brasileiro de Auditores Fiscais, que ocorreu em Salvador (BA).
Os associados prestigiaram a sexta edição do evento que teve a realização da Associação Nacional de Associações de Fiscais de Tributos Estaduais (Febrafite), Associação Sindical que os Profissionais da Inspeção Tributária e Aduaneira (APIT) e da Associação Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil (Unafisco Nacional).
Para o presidente da AAFIT e do Sindifisco-DF, Rubens Roriz, o tema deste ano “Democracia e desenvolvimento: A agenda para o futuro” converge com o trabalho do fisco brasileiro e do Distrito Federal.
“ O tema deste ano foi muito apropriado e seguiu convergente ao trabalho que os auditores já realizam: fortalecer a democracia e o desenvolvimento do país. É pelas mãos do fisco e da área tributária que podemos nós, auditores, contribuir para atenuar a pobreza e a desigualdade social por meio do fortalecimento da distribuição de renda e da cidadania. O olhar do fisco, em suas instâncias federal, estadual, municipal e distrital, é importante para essa contribuição social e fortalecimento econômico de todo um país”, ressaltou o presidente.
A auditora fiscal da Receita Federal e associada da AAFIT, Laila Mayara Távora de Brito, também esteve presente na sexta edição do Congresso Luso-Brasileiro de Auditores Fiscais. Ela concorda que os temas tratados nesta edição fazem parte do dia a dia dos auditores do fisco do DF.
“ O Congresso tratou temas de grande relevância no cenário tributário, como Reforma tributária, ICMS e preço dos combustíveis, justiça fiscal, Democracia, desenvolvimento social, administração tributária, entre outros. Acredito que todos os debates foram importantes para a AAFIT e para o Sindifisco, pois são temáticas inerentes ao nosso cotidiano. Espero que, a partir das discussões tratadas nos painéis, que as entidades se insiram nos debates públicos que podem afetar o rumo do sistema tributário do país”, comentou a associada.
Carta de Salvador – Mais de 600 auditores fiscais dos Fiscos da Receita Federal, dos Estados/DF, dos municípios e inspetores tributários e aduaneiros de Portugal participaram do evento na capital soteropolitana. Depois de três dias de plenárias, as entidades realizadoras, APIT, Febrafite e Unafisco Nacional publicaram a “Carta de Salvador” com as principais considerações sobre os temas debatidos durante o evento.
Confira a íntegra do documento no site da Febrafite
https://www.febrafite.org.br/6o-congresso-luso-brasileiro-de-auditores-fiscais-divulga-carta-de-salvador/
A sétima edição do Congresso Luso-Brasileiro de Auditores Fiscais será na cidade de Gaia, em Portugal.
Com informações da Febrafite
Assessoria de Comunicação da AAFIT e do Sindifisco-DF