Brasília, 23 de outubro – Terminou na semana passada o prazo para o pagamento do IPTU (Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana) de 2012. No entanto, os devedores podem agora emitir uma segunda via do Documento de Arrecadação. Basta retirar nas agências e postos de atendimento da Receita do DF e nas unidades do Na Hora.
O saldo devedor poderá ser pago à vista ou parcelado, desde que as parcelas não sejam inferiores a R$ 100. Caso exista débito ajuizado, a negociação pode ser solicitada nos locais mencionados ou ainda na Procuradoria-Geral do Distrito Federal.
Para evitar problemas, a Secretaria de Fazenda do Distrito Federal recomenda que os contribuintes regularizem a situação emitindo a segunda via dos boletos, e realizem o pagamento em qualquer agência da rede bancária conveniada (como nos bancos de Brasília (BRB), do Brasil e Caixa Econômica Federal). Basta acessar a página da secretaria pelo endereço www.fazenda.df.gov.br e clicar nas abas Cidadão, IPTU e emitir o boleto já com valores atualizados.
Os que não quitaram os débitos, além da cobrança de juros e multa, poderão ser penalizados com o impedimento de assinar contratos com o governo; tomar posse em concurso público; usar créditos do programa Nota Legal e ainda ter o nome inscrito na dívida ativa, a partir de janeiro de 2013.
R7