Caminhão PalcoBrasília, 03 de outubro – Cerca de 340 alunos da Escola Classe 01 e 02 de Vicente Pires participaram de mais uma edição do programa Portas Abertas à Cidadania, no Centro Cultural do TaguaParque, em Taguatinga.

Eles assistiram a peça “Dê Cá Minha Nota”, montada pela companhia de teatro Mapati, que de forma lúdica mostra a função social dos tributos para o desenvolvimento da cidade.

Para Glênio José da Silva, administrador de Vicente Pires, a linguagem teatral é de fácil entendimento para os alunos que têm entre nove e 12 anos, e o papel dos educadores é fundamental no processo. “É preciso ressaltar a participação dos professores que acreditam no programa como um diferencial de ensino”, destacou o gestor da Região Administrativa.

Portas Abertas à Cidadania

O programa foi criado em março deste ano e, até o final de 2014, pretende atingir 50 mil crianças da Rede Pública de Ensino. Em princípio, os alunos vinham até o auditório da Secretaria de Fazenda para assistirem a apresentação.

Por meio do Caminhão Palco – estrutura formatada em cenários montados sobre o veículo, como os antigos teatros mambembes, o espetáculo será assistido por mais estudantes por todo o DF, ampliando assim o alcance do projeto de Educação Fiscal.

Financiamento da iniciativa

O Portas Abertas à Cidadania está orçado em R$ 311 mil e é financiado pelo Fundo de Modernização e Reaparelhamento da Administração Fazendária (FUNDAF), criado em 2004, com orçamento para 2013 previsto em R$ 24 milhões. Cerca de 20% desse total é composto por valores de multas em atraso dos contribuintes de DF.

Assim como o programa é destinado aos jovens estudantes, os investimentos na modernização das oito agências de atendimento da Receita do Distrito Federal também partem de recursos do FUNDAF.