Secretário do Ciat fala sobre o custo das administrações tributárias dos países membros
2 junho 2015 |
Brasília, 02 de junho – O secretário executivo do Centro Interamericano de Administrações Tributárias – Ciat, Márcio Verdi, encerrou a programação internacional do Congresso Febrafite em Bento Golçalves/ RS , nesta segunda-feira (01/06), com o tema “A Mediação do Custo das Administrações Tributárias (CIAT)”. O painel foi coordenado pelo presidente da Associação Auditores Fiscais do Tesouro do Estado do Rio Grande Norte – Asfarn , José Ribamar Pinto Damasceno.
Antes de apresentar o estudo mais recente do Ciat sobre o tema do painel, Verdi enalteceu a missão da Febrafite que contribui significativamente às carreiras fiscais e destacou que a maior dificuldade da administração tributária no mundo é o número reduzido de servidores das carreiras de estado.
Em seguida, apresentou os custos das transações tributárias, os fatores econômicos, a metodologia utilizada na pesquisa e estudos dos fiscos dos países membros do organismo internacional, entre eles o utilizado na Costa Rica, no Uruguai e no Brasil. Verdi citou que há uma regressividade no custo do pagamento de uma pequena empresa, para uma de grande porte. “A carga tributária da empresa de pequeno porte é significante maior que uma de médio e grande porte”, disse.
Ao final, concluiu que os regimes simplicados demonstram-se mais favoráveis com resultados menores.