Brasília, 21 de agosto – “Vamos ser grandes cidadãos”, foi a promessa dos 100 alunos da Escola Classe 318 de Samambaia – EC 318, que participaram de mais uma edição do Portas Abertas à Cidadania, iniciativa das secretarias de Fazenda do Distrito Federal (SEF/DF) e de Educação, no auditório do edifício sede da SEF.
Dentre as atividades propostas nas edições do projeto estão debate e a apresentação de peça teatral sobre os temas abrangidos, além de um passeio pelos pontos turísticos da capital. Os jovens recebem ainda um kit didático e lanche.
Avaliação do público
Dayse Barreiros, uma das professoras da EC 318 presentes, disse que esse é o momento correto para começar a moldar as crianças. “São nessas séries que estão aprendendo sobre a história do País, sua independência, legislação, dentre outros. Como há semelhança nos conteúdos da Educação Fiscal, fica mais fácil para entenderem e levarem os conceitos para toda a vida”, afirmou a docente.
A aluna do 5° ano Manoela Santos, 10 anos, saiu da Secretaria indicando que sabe o que tem de fazer a partir de agora, no que diz respeito a fiscalizar os entes públicos e a própria sociedade. “É importante cumprir as obrigações de cidadão, pois é assim que conseguimos uma cidade e um futuro melhor”, destacou.
Já a colega de sala Letícia Oliveira de Brito, 10 anos, pôde aprender sobre como são custeadas as necessidades da população. “É com o dinheiro do imposto que temos hospitais, escolas e lazer. Vou sempre lembrar da importância de pagar o IPTU”, prometeu.
Atividades iniciaram em 2013
Lançado no início do ano, a iniciativa basicamente consiste em levar aos alunos do 5º e 6º ano do Ensino Fundamental da rede pública do DF informações sobre tributos, contas públicas e cidadania.
Até o fim de 2013, mais seis escolas irão participar do Portas Abertas à Cidadania. O projeto é apoiado pela Escola de Administração Fazendária (ESAF) e a Receita Federal do Brasil.