Assim como o Outubro Rosa, mês internacional de combate ao câncer de mama e de colo de útero, o mês de novembro tem um significado importante para a saúde dos homens. Este mês é dedicado à conscientização e prevenção do câncer de próstata.

Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), no Brasil, um homem morre a cada 38 minutos devido ao câncer de próstata – tipo da doença que representa quase 30% dos casos oncológicos no homem. Ainda de acordo com o Instituto, 60% dos homens acima de 65 anos podem ter câncer de próstata.

Para o presidente da Sociedade Brasileira de Urologia, Alfredo Canalini, o principal objetivo do Novembro Azul é conscientizar os homens sobre a necessidade dos cuidados com a própria saúde de forma rotineira, e não somente quando aparece algum problema.

“Além da divulgação dos hábitos para se ter uma vida saudável, também informamos que muitas doenças, na fase inicial, são totalmente assintomáticas, mas podem ser diagnosticadas e tratadas mais facilmente com exames periódicos de check-up. O câncer da próstata é o melhor exemplo disso”, reforçou.

A orientação é da Sociedade Brasileira de Urologia é de que os homens visitam o médico regularmente. A única forma de garantir a cura do câncer de próstata é o diagnóstico precoce.

Aos associados que quiserem a camiseta alusiva ao Novembro Azul da AAFIT e do Sindifisco-DF devem entrar em contato com a colaboradora Érica nos telefones (61) 3328-1353/1354 ou 99277-0958.

Assessoria de comunicação AAFIT e Sindifisco-DF