Novembro Azul: AAFIT e Sindifisco-DF chamam atenção para importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata
Novembro chegou e com ele, a conscientização sobre o segundo tipo de câncer mais incidente na população masculina em todas as regiões do país: o câncer de próstata. No Brasil, estimam-se 71.730 novos casos da doença, por ano, para o triênio 2023-2025.
A Associação dos Auditores Tributários do DF chama a atenção para a campanha Novembro Azul 2023, que tem como objetivo divulgar informações sobre a saúde do homem e fortalecer as recomendações do Ministério da Saúde para prevenção, diagnóstico precoce e rastreamento do câncer.
“É muito importante estarmos atentos à periodicidade dos exames, antecipar qualquer diagnóstico e tratar a doença. Ficarmos atentos diante de qualquer sinal ou sintoma suspeito, também é importante”, lembra o presidente da AAFIT e do Sindifisco-DF, Rubens Roriz.
Como começou?
O movimento Novembro Azul teve origem em 2003, na Austrália, com o objetivo de chamar a atenção para a prevenção e o diagnóstico precoce de doenças que atingem a população masculina.
A campanha do Instituto Nacional do Câncer (INCA) e do Ministério da Saúde, neste ano, chama a atenção para o cuidado com a saúde do homem e a prevenção do câncer de próstata – segunda doença que mais mata homens no mundo.
A idade é o principal fator de risco para o câncer de próstata, sendo mais incidente em homens a partir da sexta década de vida, bem como, histórico familiar de câncer de próstata antes dos 60 anos e obesidade para tipos histológicos avançados.
Diagnóstico
Os exames utilizados para a investigação diagnóstica do câncer de próstata são o PSA e o toque retal. O exame de PSA tem a finalidade de medir no sangue o antígeno prostático específico, que é uma proteína produzida pela próstata e está disponível na corrente sanguínea e no sêmen. Níveis alterados dessa proteína podem indicar alterações na próstata. O toque retal possui a finalidade de avaliar o tamanho, o volume, a textura e a forma da próstata. Esses exames só são recomendados para a investigação da doença, mediante suspeita de câncer de próstata.
Prevenção
O INCA e o Ministério da Saúde recomendam a manutenção do peso corporal adequado, de modo a diminuir o risco de câncer de próstata avançado. No entanto, destaca, a importância de adotar diversos hábitos saudáveis como: fazer atividade física, ter uma alimentação saudável, evitar bebidas alcoólicas e não fumar, para evitar o risco de doenças crônicas, dentre elas, o câncer.
Diante de qualquer sinal ou sintoma suspeito, os homens devem procurar imediatamente o serviço de saúde para realizar a investigação diagnóstica. Manter exames atualizados é uma maneira eficiente de prevenção.