Projeção aumentou um ponto percentual em apenas uma semana. Expectativas sobre inflação também foram alteradas

Metrópoles

O mercado financeiro reduziu a projeção sobre o Produto Interno Bruto (PIB) do país em 2020 para 2,96%. Na semana passada, a queda era estimada em 1,96%.

A previsão consta no Relatório de Mercado Focus, divulgado nesta segunda-feira (20/04) pelo Banco Central (BC)Veja a íntegra aqui.

O documento reúne as principais expectativas do mercado financeiro sobre a economia do país. A publicação ocorre semanalmente.

Este foi o décimo corte consecutivo sobre o PIB do país aplicado pelo mercado. As baixas são motivadas pelo avanço da pandemia do novo coronavírus.

Há um mês, a previsão era de que o país crescesse 1,48% neste ano.

Para 2021, contudo, o Relatório de Mercado apresentou uma variação positiva. Espera-se que o Brasil cresça 3,1% no próximo ano, segundo o mercado financeiro.DESTAQUES3/5“Herói” protesta em frente à casa deBolsonaro: “Fique em casa”VEJA MAISRecomendado por

Inflação

O resultado anual do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que mede a inflação do país, também foi alterado pelo boletim Focus desta segunda-feira.

A expectativa é que os preços cresçam apenas 2,23% neste ano. Há um mês, a projeção sobre o IPCA era de 3,04%. Este foi o sexto corte seguido.

Para o próximo ano, a previsão é de uma inflação de 3,4%, segundo o relatório.