Brasília, 11 de setembro – As informações fiscais do Distrito Federal e região se tornaram mais acessíveis nesse mês de setembro. Apelidado de Malha DF, o Sistema de gestão da Regularidade Fiscal foi posto em prática pela Secretaria de Fazenda do Distrito Federal e traz praticidade na tarefa de identificar irregularidades e prevenir a sonegação de impostos. O Sistema também aumenta a arrecadação espontânea através do natural aumento do controle do Fisco sobre os contribuintes, com o monitoramento do Imposto Sobre a Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS), e do Imposto sobre serviços de qualquer natureza (ISS).
O SINAFITE-DF enxerga com otimismo a instituição do novo programa. Segundo o Auditor-Fiscal da Receita e presidente do Sindicato da Carreira de Auditoria Tributária do Distrito Federal (SINAFITE-DF), Jomar Mendes Gaspary, é de grande importância que a Secretaria de Fazenda divulgue seus serviços e evite que o consumidor caia na chamada malha fina. Os resultados apurados pelo Malha DF podem ser acessados no Portal do Serviço Interativo de Atendimento Virtual, dentro do próprio endereço eletrônico da Secretaria de Fazenda, ou pelo número de telefone 156, opção 3. A ferramenta apresenta um cruzamento das informações econômico-fiscais localizadas na base de dados da Secretaria, referentes à nota fiscal eletrônica, cartões de créditos e outros.
A arrecadação pode chegar a até 30%, afirma a coordenadora de Fiscalização Tributária da Secretaria de Fazenda, Márcia Robbalinho. Ela também ressalta o caráter preventivo do Malha DF, estimulando a legalidade e tornando prático o acesso às informações fiscais. Aqueles que desejarem acessar o Sistema deverão possuir certificação digital, e quem apresentar qualquer espécie de irregularidade ou inconstância deve apresentar-se dentro de um prazo de 30 dias para solucionar o problema, estando sujeito a sofrer ação fiscal.
Clipping Nacional Press