Muitas datas especiais marcam o mês de maio e uma delas é o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Durante o #MaioLaranja são promovidas campanhas educativas contra a violência com as nossas crianças e adolescentes. Além da conscientização que a campanha leva a todo o país promovendo debates, o mês também tem como objetivo encorajar denúncias em casos pertinentes.
Segundo o levantamento do Tribunal de Justiça do DF e Territórios, o canal Disque 100 recebeu 31.252 denúncias de violência sexual contra crianças e adolescentes no Brasil no ano de 2023. O número preocupa as autoridades. O Estatuto da Criança e do Adolescente afirma que é “dever da família, da sociedade e do Estado assegurar à criança e ao adolescente, com absoluta prioridade, o direito: à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária.” A juventude também está protegida por lei de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão.
É de suma importância que autoridades e entidades se posicionem contra o crime e promovam em seus espaços debates, palestras e capacitações para conscientizar acerca do tema. Para denunciar existem vários canais. Se liga aí:
* Conselho Tutelar da sua cidade;
* Disque 100 ou disque denúncia local;
* Delegacias especializadas ou comuns;
* Polícia Militar, Polícia Federal ou Polícia Rodoviária Federal;
* Número 190;
* Crimes na web: https://new.safernet.org.br/denuncie
Lorena Cardoso
Estagiária de Comunicação da AAFIT sob supervisão