downloadBrasília, 04 de junho – Onda de protestos que começou há um ano mostra que população reage a problemas como aumento da inflação e falta de investimentos em saúde, e educação. Influência de Dilma também é vista negativamente

“O humor nacional no Brasil é triste”. Assim é definido o sentimento dos brasileiros em relação ao país, em um levantamento inédito feita pelo Pew Research, um dos principais institutos de pesquisa norte-americanos. Segundo o estudo, depois de um ano em que mais de um milhão de pessoas foram às ruas das principais cidades brasileiras, em protestos contra a corrupção, aumento da inflação, falta de investimentos do governo em educação, transportes públicos, saúde, entre outros, 72% dos brasileiros estão insatisfeitos com a maneira como as coisas estão indo no país. Apenas 26% estão satisfeitos. O levantamento é baseado em entrevistas realizadas entre 10 de abril e 30 de abril de 2014, em uma amostra representativa de 1.003 adultos selecionados aleatoriamente em todo o país.

Ao longo do ano, conforme mostra o estudo, as opiniões sobre a economia nacional mudaram drasticamente: dois terços dizem que a economia não vai bem, enquanto apenas 32% dizem que a economia é boa. Em 2013, 59% das pessoas acreditavam que o país estava “em boa forma” em relação à economia, enquanto 41% disseram que a economia estava ruim.