Brasília, 24 de setembro – A Escola Classe 831, de Samambaia Norte, o caminhão do programa do GDF “Portas Abertas à Cidadania”, que deu uma aula sobre a importância dos tributos e da nota fiscal para 800 alunos do ensino fundamental.
“Queremos formar uma consciência cidadã dos alunos da rede pública do DF através da compreensão dos fundamentos das obrigações e dos direitos”, disse a subsecretária de Administração Geral da Secretaria da Fazenda, Eunice Oliveira Santos, idealizadora do projeto.
Os estudantes da pré-escola ao 5º ano do ensino fundamental assistiram a uma peça teatral, encenada pela companhia Mapati, em um veículo adaptado com palco e cenário. A peça ensinou, com humor, conceitos de impostos, contas públicas, ética e cidadania.
O conteúdo também é ministrado, quinzenalmente, para jovens de escolas públicas que visitam a Secretaria de Fazenda.
“Além de ensinar conceitos de cidadania, o projeto proporciona lazer e cultura a uma comunidade muito desprovida disso”, afirmou a diretora da escola, Saluena Carvalho Ribeiro.
O programa, lançado em março deste ano, forneceu noções de educação fiscal e cidadania a alunos de 20 instituições da rede pública do DF. A meta é educar 50 mil estudantes de 48 escolas.
“Aprendi que sempre tenho que pedir nota fiscal. Existem muitos produtos piratas e o preço não é justo”, disse o aluno do quinto ano Silas dos Santos, de 10 anos.
Além da apresentação, o projeto prevê a entrega de kits pedagógicos para os professores, com músicas e textos que podem ser trabalhados em aula.