Brasília, 09 de novembro – Durante a abertura da 15ª Conferência Internacional Anticorrupção (International Anti-Corruption Conference – IACC), realizada pela primeira vez no Brasil, a presidenta da República, Dilma Rousseff, citou o pioneirismo do Distrito Federal em instituir o Portal da Transparência, medida anticorrupção adotada como exemplo em outras unidades da Federação e municípios. O governador Agnelo Queiroz também participou do evento, principal fórum mundial para a discussão e troca de ideias sobre o tema. Nesta edição do encontro, que começou nesta quarta-feira (7) e prosseguirá até sexta-feira (10), está prevista a participação de aproximadamente 1,5 mil pessoas.
“A nossa democracia foi feita também baseada no fato de que a luta anticorrupção é uma luta democrática. O nosso governo oferece amplo respaldo aos órgãos de controle na fiscalização, na investigação e na punição da corrupção e de todos os malfeitos”, declarou a presidenta Dilma Rousseff.
A presidenta destacou os esforços do Estado e da imprensa no combate à corrupção. Dilma Rousseff enumerou algumas ações que demonstram a preocupação do governo em reduzir a corrupção no Brasil, entre elas a criação das leis da Ficha Limpa, de Acesso à Informação, e o Portal da Transparência.
Antes mesmo da vigência da Lei de Acesso à Informação em âmbito nacional, o DF já formulava o portal no sítio da Secretaria de Transparência, onde os dados sobre salário dos servidores são acessados de forma prática e fácil. A maioria das demandas se refere a servidores públicos, licitações, saúde, educação e segurança.

Brasília 247