A sétima edição do Congresso-Luso Brasileiro de Auditores Fiscais reuniu associados e associadas da AAFIT e do Sindifisco-DF, em Portugal, para debater e compartilhar experiências entre os fiscos sobre o tema “Impostos 2030: Que Fisco e que Política Fiscal devemos ter no final da década”.

Realizado entre os dias 5 e 7 de junho, o evento reuniu, além dos associados das duas entidades locais, membros e dirigentes da Febrafite e de entidades do Brasil e de Portugal para debater cenários futuros, antecipando os novos desafios que se avizinham e que serão impostos à sociedade, aos Governos, e aos Fiscos e Alfândegas, da Transformação Digital às Alterações Climáticas, da Criminalidade Económica Transnacional ao Combate às Desigualdades Sociais, e da relação estreita de todas estas realidades com a Tributação, a Regulação e a Fiscalização.

Além do amplo debate sobre os temas relacionados à política fiscal, o encontro pôde servir como base de troca de experiências entre Brasil e Portugal, como afirma o presidente da AAFIT e do Sindifisco- DF, Rubens Roriz.

“ O Congresso luso-brasileiro de auditores fiscais é uma troca de experiências fantástica e rica tecnicamente. Além disso, é importantíssima para os fiscos, sejam do Brasil ou de Portugal, primeiro pelas entidades que participam e promovem, que é a Febrafite , a Unafisco e associações portuguesas. E agora, como pano de fundo da Reforma Tributária, o congresso foi muito valioso, pois tivemos temas muito importantes com a participação da Receita Federal do Brasil. Pudemos também debater a ideia de adotarmos um IVA (Imposto de Valor Agregado), que é o que se pratica na Europa”, ressaltou Roriz.

Ao final do encontro, como em todos os anos, foi lida a Carta de Vila Nova de Gaia, com as principais considerações sobre os temas debatidos durante o evento. O documento é assinado pelos presidentes das três entidades realizadoras do evento: APIT, Febrafite e Unafisco Nacional.

Leia a Carta aqui

A realização do Congresso foi da Associação Sindical dos Profissionais da Inspeção Tributária e Aduaneira – APIT (Portugal); Associação Nacional das Associações de Fiscais de Tributos Estaduais – FEBRAFITE (Brasil); Associação Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil – Unafisco Nacional (Brasil); Law Academy e Rede de Auditores Fiscais de Língua Portuguesa.

Assessoria de Comunicação da AAFIT