Com apoio de entidades do Fisco distrital, gestores premiam 48 professores e celebraram as conquistas na promoção da Educação Fiscal na capital federal
Na noite do dia 27 de novembro, professores da rede pública de ensino do Distrito Federal, de Goiás e do Paraná foram homenageados e receberam a premiação da 3ª edição do projeto Educação Fiscal EnCena.
O projeto constitui o desenvolvimento dos conteúdos da Educação Fiscal de forma lúdico-pedagógica por meio de plataforma gamificada, formação de educadores, trilhas de aprendizagem e produção audiovisual, contendo dois segmentos: Portas Abertas da Cidadania (Para educadores e estudantes do 4º ao 7º ano do Ensino Fundamental) e De Olho na Educação (para educadores e estudantes do Ensino Médio e 8º e 9º anos do Ensino Fundamental).
O projeto é uma realização conjunta da Secretaria de Economia do Distrito Federal, Secretaria de Educação do DF, Controladoria Geral do DF e Receita Federal do Brasil. Juntos, esses órgãos formam o Grupo de Educação Fiscal do DF, que desde 1998 desenvolve ações inovadoras para promover a cidadania fiscal de maneira multidisciplinar e dinâmica.
A Secretaria de Economia foi representada pelo coordenador do GEF/DF, Cícero Melo; a Secretaria de Educação pela Chefe da Unidade de Gestão Articuladora da Educação Básica, Claudimary Pires e a Chefe da Unidade-Escola de Educação Continuada dos Profissionais da Educação, Lenair Moura; a Controladoria Geral do DF pela Subcontroladora de Transparência e Controle Social, Rejane Vaz; e a Receita Federal do Brasil pelo Delegado Adjunto da Alfândega de Brasília, Marcus Vinícius e o Representante Regional de Cidadania Fiscal da 1ª RF, Reginaldo Araújo.
A mesa de honra também contou com a presença do Presidente da AAFIT – DF – Associação dos Auditores Fiscais da Receita do DF, Rubens Roriz; o Presidente do SINDIFISCO/DF – Sindicato dos Auditores da Receita do DF, Rossini Dias; e a professora Ana Lúcia, representando todos os professores.
A Edição 2024 ampliou o projeto de forma piloto para além do Distrito Federal, envolvendo escolas do Estado do Paraná, do Goiás e do Instituto Federal de Brasília. Essa expansão revelou o interesse das demais Unidades da Federação em replicar a experiência do DF em outras realidades do Brasil.
Total geral de inscritos: 746
Entregas das Etapas do Projeto
Portas Abertas à Cidadania:
Dinâmica “A Ilha” realizadas nas escolas – 19 entregas
Projetos Pedagógicos construídos – 18 entregas
Produções audiovisuais criadas – 19 entregas
De Olho na Educação:
Auditorias Pedagógicas Cidadãs realizadas na escola – 9 entregas
Projetos Pedagógicos e interventivos elaborados – 9 entregas
Produções audiovisuais criadas – 9 entregas
Projeto de Lei de Iniciativa Popular – 9 entregas
A cerimônia de encerramento do projeto foi realizada no auditório da Escola de Governo do Distrito Federal e contou com o patrocínio do SINAFITE-DF, da ACATE-DF, do SINDIFISCO-DF e daAAFIT-DF.
Fonte: Receita Federal – Alfândega de Brasília
Confira algumas fotos do evento: