Brasília, 21 de agosto – Cerca de 600 servidores iniciaram nesta terça-feira (20/08) o curso de Disseminadores de Educação Fiscal (à distância), cuja aula inaugural ocorreu na Escola de Aperfeiçoamento dos Profissionais de Educação (EAPE) durante manhã e tarde. A grande adesão da turma do 2° semestre de 2013 chamou a atenção dos organizadores.
“Ficamos surpresos, pois o número de inscritos nessa edição quase dobrou. A média sempre é de pouco mais de 300 pessoas, e agora se aproximou de 600″, informou Cícero Roberto de Melo, um dos gestores da iniciativa.
O curso de Disseminadores da Educação Fiscal é acontece nacionalmente e conta com o apoio do Grupo de Educação Fiscal (GEF/DF), das Secretarias de Fazenda e de Educação, em parceria com a Receita Federal do Brasil e a Escola de Administração Fazendária – ESAF.
Alta taxa de abandono
A atividade é oferecida duas vezes ao ano, sempre com as inscrições feitas pelo site www.fazenda.df.gov.br. Devido aos últimos percentuais de evasão ao longo do treinamento (49%), foi definida nova estratégia que prioriza vagas a servidores públicos.
Dessa forma, somente puderam se inscrever servidores da Educação, participantes do projeto de Educação Integral, jovens educadores e bolsistas universitários. Membros do Conselho de Transparência e Controle do DF, além dos docentes dos Projetos Cidadania Participativa em escolas locais e nas regiões metropolitanas, também integram o grupo.
“No curso passado, tivemos a evasão de quase metade dos alunos matriculados, porém menor se comparado ao âmbito nacional, que regula 51%. A estratégia foi então selecionar profissionais da Educação Integral para melhorar o quadro, já que os professores e educadores precisam desses conhecimentos para continuar em exercício”.
Temática para a vida
Segundo 2013, o DF foi estado com o maior número de vagas oferecidas. O curso existe desde 2004 e já formou mais de 2.600 disseminadores. Dentre os temas abordados estão a Gestão Pública dos Recursos; Sistema Tributário Nacional; a Função Social dos Tributos e Educação Fiscal no Contexto Social.
Para Valcir Silva, analista de Gestão Fazendária da Secretaria de Fazenda e um dos gestores do projeto, a principal importância do treinamento é a inserção da temática no dia a dia da sociedade. “Estando capacitado para falar a respeito dos temas fica mais fácil despertar o interesse de outros no assunto, além de conseguir elaborar projetos mais embasados a cerca das temáticas”, afirmou.
Avaliação dos futuros disseminadores
Juliana Mendes, participante do Projeto Jovem Educador e professora da Escola Classe 53 e do Centro de Ensino Fundamental 16, ambas de Taguatinga-DF, o contexto trará benefícios para sua vida profissional e pessoal. “Faço Serviço Social e acho que o curso, além de enriquecer meu currículo, poderá me edificar como profissional e cidadã. Os tributos e sua importância não são temas de fácil entendimento para todos”, explicou.
Já Jefferson Carvalho, 21 anos e estudante do Ensino Médio, defende que as aulas são bastante válidas. “Por se tratar de uma escola de interação direta com as crianças, nós não somente ensinamos como também aprendemos muito com elas. Ou seja, é uma via de mão-dupla”.
Maria Vênus Pessoa, 62 anos, Professora do projeto Mais Educação afirma “passo o dia na escola trabalhando com crianças do Ensino Integral, então é exaustivo chegar em casa e pegar o computador para aprimorar meus conhecimentos. A modalidade à distância tem essa vantagem, de permitir que crie minhas datas e horários sem que perca o aproveitamento do curso”, finaliza.