images (3)Brasília, 19 de março – O Sindicato Nacional dos Procuradores da Fazenda Nacional (Sinprofaz) começou nesta segunda-feira mais uma edição da campanha “Quanto Custa o Brasil pra Você?”, para informar a carga tributária de diversos produtos e serviços. Neste ano, a novidade é o lançamento de um aplicativo para smartphones, que mostra quanto é pago em impostos e contribuições para diversos produtos.
O aplicativo Na Real é gratuito e pode ser baixado em aparelhos que utilizam os sistemas Android ou iOS, na página da campanha. O usuário digita o nome do produto e o preço, e o aplicativo calcula o custo da tributação indireta. A informação é apresentada de duas formas: o percentual do tributo e o valor recolhido aos cofres públicos representado em reais.
Segundo o aplicativo, do preço de uma lata de leite em pó, 28,17% é imposto. Para a carne bovina, o imposto é 27,47% do preço. Já no caso do sabão em pó, 40,8% é imposto, e em uma garrafa de refrigerante, do preço pago, o governo fica com 44,55%, que sobe para 46,47% caso a bebida venha em lata.
– Num modelo ideal, cada um deveria contribuir na medida de suas possibilidades. Bem diferente do que temos hoje, com um trabalhador que possui renda de dois salários mínimos pagando metade desse valor em impostos. O ideal seria tributar sobre a renda ou o patrimônio – afirma o presidente do Sinprofaz, Allan Titonelli.
IAF
A campanha foi criada em 2009, com ações em locais de grande circulação de pessoas, para mostrar o quanto os tributos representam no total que o brasileiro paga ao comprar um produto.