Brasília, 12 de abril – Em um encontro articulado pela base aliada, parlamentares declararam apoio ao governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz (PT), depois que gravações da Polícia Federal apontaram a suposta ligação dele com o empresário e bicheiro Carlinhos Cachoeira. Após o encontro, 19 dos 24 parlamentares da Câmara Legislativa divulgaram uma nota oficial, na qual reafirmam a confiança na atual gestão e no governador.
Em nota divulgada à imprensa, a base diz acreditar que o DF passou por problemas profundos e que o governador representa uma “ruptura com esse passado”. “O poderio econômico de grupos criminosos – beneficiários da situação anterior – não aceitou essa ruptura e busca de todos os modos o enfraquecimento do governo”. Defenderam também a CPI que será realizada pelo Congresso Nacional para aprofundar as investigações desencadeadas com a Operação Monte Carlo, da Polícia Federal. Durante o evento, o deputado Chico Vigilante (PT) criticou as denúncias feitas, ressaltando que a crise não pertence ao estado. “Essa não é uma crise do DF. É uma crise do DEM de Goiás”.
A Secretaria de Transparência pediu um ofício solicitando informações sobre tudo o que envolve o empresário Carlinhos Cachoeira. O governador Agnelo solicitou também uma audiência com o ministro da Justiça.
Confira abaixo a íntegra da nota:
NOTA À POPULAÇÃO Nós, deputados distritais da base de apoio ao Governo na Câmara legislativa, diante dos últimos acontecimentos noticiados na imprensa, vimos a público afirmar o seguinte: 1) O Distrito Federal passou por problemas profundos, bem conhecidos, e o Governo Agnelo representa a ruptura com esse passado. 2) O poderio econômico de grupos criminosos – beneficiários da situação anterior – não aceitou essa ruptura e busca de todos os modos o enfraquecimento do Governo. 3) Diariamente, numa trama sórdida, plantam notícias fantasiosas, articulam mentiras, veiculam fofocas, fazem calúnias, propagam boatos, com o intuito claro de confundir a opinião pública para, mais tarde, retornar ao poder e as suas práticas criminosas. 4) As práticas criminosas não têm vez no Governo Agnelo. Por isso, defendemos a CPI do Congresso Nacional para aprofundar as investigações desencadeadas com a Operação Monte Carlo da Polícia Federal. 5) Queremos a lisura e a transparência de todos os atos da gestão pública de nossa Capital. Estimemos com Agnelo nas eleições de 2010 e continuamos com ele nessa difícil tarefa de reconstruir o Distrito Federal 6) Confiamos plenamente na capacidade de liderança do nosso Governador e estamos convictos de sua integridade moral e de sua capacidade política para recolocar o DF no caminho da prosperidade econômica e social.
CB on line.