Equipamentos vão auxiliar na montagem de 150 novos leitos que reforçarão o tratamento de pacientes com o novo coronavírus
Metrópoles
Os equipamentos adquiridos pelo Banco de Brasília (BRB) para equipar novos leitos de unidades de terapia intensiva (UTIs) de tratamento de Covid-19 chegaram à Secretaria de Saúde, na noite de quarta-feira (23/04), sob escolta da Polícia Civil (PCDF).
São 150 bombas de infusão de medicamentos, outros 150 monitores de sinais vitais e mais de 18 mil utensílios para o funcionamento das bombas.
Com a doação, será possível abrir 150 novos leitos de UTI. O objetivo é aumentar a capacidade de atendimento da rede pública de saúde diante da pandemia do novo coronavírus.
Os equipamentos foram doados pelo BRB ao Comitê Emergencial Covid-19, instituído pelo Governo do Distrito Federal (GDF). Desde então, eles foram estocados no depósito da Secretaria de Economia e, na quarta, encaminhados à Secretaria de Saúde, com proteção policial, por meio do projeto “missão solidária”, da Divisão de Operações Especiais da PCDF.
“Foram doados equipamentos médicos de extrema importância para o combate ao coronavírus, para uso em terapia intensiva. A segurança no transporte foi necessária devido ao alto valor financeiro dos equipamentos”, explicou o secretário André Clemente.
Doações
Por meio do Instituto BRB – entidade sem fins lucrativos –, o banco doou R$ 7,5 milhões para a campanha de arrecadação de recursos para o combate à pandemia da Covid-19. Com o valor, foi adquirido o material para equipar UTIs no Distrito Federal.
“O dinheiro será investido na compra de equipamentos para que a rede pública esteja pronta para o aumento da demanda em decorrência da Covid-19. Como banco da cidade, o BRB entendeu que esse é um caminho importante para a sociedade”, disse o presidente do BRB, Paulo Henrique Costa.
A campanha foi lançada no último dia 4 de abril e pretende arrecadar R$ 25 milhões, que serão usados na compra de insumos e respiradores para o enfrentamento da pandemia.