Mais um ano começou e a listinha dos afazeres de 2023 já tem itens importantes como estudos, viagens, prática de atividade física e lazer. Mas uma questão fundamental e que norteia toda a vida de uma pessoa é o cuidado com a saúde mental. A reflexão chama atenção para o Janeiro Branco – campanha que orienta e conscientiza as pessoas para questões ligadas à saúde mental como forma de equilíbrio com os outros setores da vida.

Com a pandemia, que nos trouxe o isolamento social, e a polarização política, que dividiu alguns dos laços da nossa rede familiar e de amigos, a saúde mental foi posta à prova. Cada vez mais, ela se torna um fator necessário de cuidado e atenção.

A ansiedade, a depressão, as alterações de humor e de sono podem ser sinais de que está na hora de dar atenção à saúde mental. Dados do ministério da Saúde, por exemplo, revelam que a prevalência de depressão ao longo da vida no Brasil atinge mais de 30 milhões de brasileiros.

Pensando na importância que a saúde mental tem como um todo, a Associação dos Auditores Tributários do DF (AAFIT) e o Sindicato dos Auditores da Receita do Distrito Federal (Sindifisco-DF) promovem, no próximo dia 26 de janeiro (quinta-feira), uma palestra com a psicóloga clínica, Ana Luiza Borges para uma conversa sobre o tema na sede das entidades.

Para ela, as campanhas ao longo do ano, como a do Janeiro Branco são importantes para que as pessoas reflitam sobre a importância das temáticas nas suas vidas e suas rotinas. Segundo ela, neste mês, a reflexão se dá no equilíbrio da saúde mental que norteia e define parâmetros de saúde física e de bem-estar.

“A saúde mental é o grande carro-chefe de nossas vidas. Se estamos com a saúde mental em risco é bem provável que outros campos da nossa vida não sejam tão bem-sucedidos. Promover esse debate sobre a conscientização e da relevância da saúde mental é pensar em uma saúde mais integral do indivíduo”, explicou a terapeuta.

A psicóloga afirma ainda que, além do autoconhecimento, autoaceitação e aceitação dos outros enquanto indivíduos, existem algumas rotinas que melhoram esse equilíbrio entre mente e corpo, como alimentação equilibrada, atividade física, rede de apoio (família, amigos, estreitar laços e refazer laços perdidos em função da polarização política), ressignificar processos, importância do descanso, buscar diversão, hobbie e lazer e, é claro, terapia.

Serviço:
Palestra Janeiro Branco – Psicóloga Ana Luiza Borges
Data: 26 de janeiro
Local: SHIN CA 11 lote 10 – Centro de Atividades do Lago Norte – sede da AAFIT/ SINDIFISCO/DF
Horário: 9h
Participem! Vagas limitadas!
Link para inscrição: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScpkFSAcvZRm3l0vT1NJYYeKn4csQgFJB33-dJkc-eGWZIchw/viewform?vc=0&c=0&w=1&flr=0

Assessoria de Comunicação AAFIT e Sindifisco-DF