AAFIT Avalia Projetos de Educação Fiscal do DF; conheça as Iniciativas
Neste mês de setembro, o Presidente da AAFIT, Rubens Roriz, acompanhado do Diretor da FEBRAFITE, Rossini Dias, visitou os locais de atividade dos cinco projetos do Distrito Federal inscritos nas categorias Escolas e Instituições na 12ª edição do Prêmio Nacional de Educação Fiscal, promovido pela Associação Nacional.
A educação fiscal é um tema fundamental para a formação de cidadãos conscientes, críticos e participativos. Sua implementação nas escolas e instituições do DF é de extrema importância. “A educação fiscal contribui para o entendimento da função do Estado, a importância dos tributos e a responsabilidade social. Ao educar os estudantes sobre como os recursos públicos são arrecadados e aplicados, fomentamos uma cultura de transparência e cidadania. Isso se traduz em uma sociedade mais engajada e informada, capaz de exigir direitos e cumprir deveres”, observa Rubens Roriz.
O DF inscreveu três projetos de escolas e duas instituições, que são:
- Escola Classe Kanegae
Projeto: Educação Fiscal na Escola: Formando Cidadãos Conscientes - CEF Sargento Lima
Projeto: Caminho das Águas - Centro de Ensino Especial 01 de Sobradinho
Projeto: Fiscalizar é Especial - Serviço Nacional de Aprendizagem Rural
Projeto: Agro Cidadão - Tribunal de Contas da União (TCU)
Projeto: Sistema Informatizado de Auditoria Contínua em Programas de Educação (Sinapse)
Durante as visitas, Rossini Dias destacou a dedicação, o empenho e a consciência da importância da educação fiscal entre os membros das equipes concorrentes. “Cada projeto possui características únicas, mas todos estão focados nos conceitos de cidadania, ética e moral, que são a essência da educação fiscal”, afirmou.
A avaliação considerou diversos aspectos do regulamento do Prêmio, incluindo cronograma, aderência ao tema e desenvolvimento. Os projetos que obtiveram nota acima de 80 pontos seguem para a avaliação da Comissão Julgadora Nacional.
“É importante destacar a dedicação das pessoas que apresentaram os projetos. Vemos, nos olhares e no empenho de todos, inclusive das crianças, o quanto esses projetos são significativos para elas”, acrescenta Rossini.
Na edição de 2022, o Distrito Federal conquistou o primeiro lugar na categoria Escolas do Prêmio Nacional com o projeto desenvolvido pela Escola Classe Kanegae, localizada no Rio Fundo I. A solenidade de entrega do Prêmio Nacional de Educação Fiscal ocorrerá no dia 04 de dezembro, no auditório da Confederação Nacional da Indústria (CNI), em Brasília.