A Associação dos Auditores Tributários do Distrito Federal (AAFIT) celebra, nesta quarta-feira (21), seu 61º aniversário. Com mais de seis décadas de história, a entidade tem se dedicado à defesa dos direitos e interesses coletivos da família fiscal do Distrito Federal.
Em seu terceiro mandato como presidente da Associação, Rubens Roriz – que também ocupa o cargo de vice-presidente da FEBRAFITE (Associação Nacional das Associações de Fiscais de Tributos Estaduais) – destacou a importância e o pioneirismo dos fundadores da entidade. “Em 1963, alguns abnegados servidores distritais da fiscalização tributária da recém-criada capital do Distrito Federal se organizaram e criaram uma associação que hoje é a AAFIT, uma das pioneiras no contexto do Distrito Federal”, afirmou.
“Hoje a AAFIT é um ponto de encontro para os associados, é a casa do Auditor, o local onde os associados vêm para reencontrar colegas, para que se sintam acolhidos e pertencentes a essa relevante categoria de servidores públicos”, disse.
Desde dezembro de 2002, a sede da AAFIT está localizada no Complexo do Lago Norte, oferecendo uma vasta gama de serviços e benefícios aos seus cerca de 500 associados.
Entre as vantagens estão uma ampla rede de convênios com escolas, faculdades, escolas de idiomas, psicólogos, terapeutas, clubes, hotéis e óticas. Oferece ainda quatro salões de festas na sede, com valores diferenciados para sócios, academia própria com musculação, hidroginástica e pilates, consultório odontológico, grupo terapêutico, seguro de vida e seguro auto, além das tradicionais festas da família. Em parceria com o Sindifisco-DF, a AAFIT também organiza a festa de final de ano.
Além disso, a associação proporciona assistência jurídica através do escritório Farág Advogados Associados .
A entidade dispõe, ainda, de colônia de férias em Prado, na Bahia, com diárias com valores abaixo dos praticados pelo mercado.
Trabalho relevante para toda a sociedade
“Ao longo dessas seis décadas, a AAFIT foi uma entidade que valorizou, buscou e busca trabalhar para valorizar a carreira de auditoria tributária e fiscal do Distrito Federal. Congregamos auditores e as auditoras que fazem a diferença para arrecadar tributos para que eles sejam revertidos para a população do Distrito Federal, para que haja desenvolvimento, sustentabilidade financeira e econômica do nosso Distrito Federal, da nossa Brasília”, disse Rubens.
Atualmente, a AAFIT desempenha um papel ativo no processo de aprovação dos projetos de regulamentação da Reforma Tributária, em conjunto com a entidade nacional FEBRAFITE e o Sindifisco-DF. A associação exerce protagonismo na aprovação da reforma, além de preparar e atualizar os Auditores Fiscais para os desafios do novo modelo, cujo período de transição começa em 2026.
A Associação apoia ainda o projeto Crianças para o Bem, da Nova Acrópole, onde as crianças e suas famílias em situação de vulnerabilidade são atendidas pelos dentistas da AAFIT e cede o espaço da sede para reuniões e eventos do projeto social.
De olho no futuro
Um dos principais desafios da atual gestão é a implementação do Fisco Saúde – DF, um plano de saúde próprio na modalidade de autogestão. O plano já conta com aproximadamente 414 interessados, um número que se aproxima da meta inicial de 500 adesões necessárias para o início do credenciamento e funcionamento. A AAFIT, com o apoio da ACATE, SINAFITE e SINDIFISCO, continua empenhada na captação de novos associados para o plano.
“É um plano bem enxuto, com uma proposta muito interessante para todos aqueles que fazem parte da família do Fisco Distrital. E, obviamente, com a alteração da normatização da ANS, poderemos estender esse plano a outras carreiras típicas de estado aqui do GDF”, explicou Rubens Roriz.
A gestão atual da AAFIT também está trabalhando em conjunto com o SINDIFISCO-DF, SINAFITE e ACATE para negociar uma gratificação por titulação. “Queremos implementar uma política de capacitação no GDF, que necessariamente passa pela gratificação de titulação e habilitação”, concluiu o presidente.